quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Collants de Ginástica Rítmica - parte 1 (História)

Bom, a pedidos resolvi finalmente fazer esta postagem sobre este assunto que eu considero uma arte a parte!
Confecção de collants de ginástica rítmica!
Vou começar falando um pouco da história, porém serei breve, pois meu objetivo é apenas que vcs entendam como a complexidade vai sendo aprimorada com o tempo!
Os primeiros collants vieram da Ginástica Artística, assim como a Ginástica Rítmica. Estes vou apenas sitar pois não trazem muitos detalhes.
Com o tempo e a popularização do esporte no Leste Europeu a Ginástica Rítmica foi sendo indentificada como um esporte altamente feminino e com isso os collants de competição foram seguindo esta linha.
Começaram as modificações adicionando bordados e a modelagem, que era mais acinturada. (A maioria tinha um elástico bem forte na cintura para deixar a menina magra).Com o tempo os collants foram sendo mais elaborados, contendo desenhos e cada vez mais detalhes.


Como a criatividade como uma das principais características do esportes novos estilos foram sendo criados, e assim surgiu o inovador collant macacão!
Nesta fase a Ginástica Rítmica estava passando por um processo de regras que fez com que as ginástas fossem praticamente contorcionistas, sem muita força e com poses extremamente extravagantes.
Assim o collant de macacão foi valorizado, por intencificava a magresa das meninas e principalmente a flexibilidade, pois o corpo ficava bem "a mostra".
Assim a Ginástica Rítmica tornou-se totalmente independente da Artística e foi criando suas características próprias. Com isto houve um adicional essencial (na minha opnião) nos collants.

A sainha! Parte totalmente feminina e que deu um toque muito gracioso!
Claro que não iriam faltar regras neste esporte tão detalista

A sainha não pode passar da altura da pélvis (para não ser comprida), não deve ser rodada ou com pregas e coisas do tipo.
Depois deste ponto acredito que vieram as inúmeras variações que temos hoje em dia, que eu vou deixar pra parte 2, pois o tempo hoje não me deixa completar!
Aguardo comentários!
Ah, a parte dois é a MELHOR, pois é a mais detalista! São lindos os detalhes, acreditem!
Obs:. Terei que colocar fotos ainda maiores no próximo... Vcs entendem, né?
É isso por hoje! Bgikas e bom feriadão a todos!!!

7 comentários:

Letícia disse...

Aiiiiii, são todos tão apaixonantes, lindos!
E os que você desenha entãoo.. *-*
Adorei o post gi, Beijão :*

vdevitrola disse...

concordo com a lê! os que vc desenha são ainda mais apaixonantes! vc devia começar a colocar os desenhos aqui!!! vai que começam a pedir e vc vira uma collant stylist! mtooo chique!

Gisele.Flor disse...

Boa idéia kk! só falta eu conseguir desenhar eles no computador! ahahahaha

José Henrique disse...

Muito bom Gika! O texto ficou muito agradável de ler. =D

Sobre os Collants tenho que admitir que são um show a parte! Por acaso a pontos para eles?

Espero que na segunda parte você traga mais fotos, gostei do efeito do da bessanova!

ahhh se quer aprender a desenhar no computador? :P

Unknown disse...

Gostaria de ter idéias para bordados de colnas... tenho uma apresentação sabado qe vem... (individual) e não sei o faço no meu colan ... será qe alguém poderia me ajudaaaaarr... rs !
Estou desesperada !
Se alguém tiver algma idéiaa...
Obriogadoo...beijão !

Anônimo disse...

oiii,eu faco ginastica ritmica e adoro,eu amei os colants sao tao lindos...eu tenho varios em casa e sao todos lindos...bjs a todos,e que fasam nais colants maravilhosos!!! ass:eduarda

Anônimo disse...

Bom facoo G.R ginastica ritmica e achei muito legal concerteza vou ler o 2 .Parabens