segunda-feira, 13 de julho de 2009



Sabe...


Andava sem nenhuma inspiração pra postar!


Mas aí ontem estava refletindo sobre um assunto que me intriga faz tempo e resolvi coloca-lo aqui para discussão.


Aí vai.:

Cada vez mais acredito que família, neste "mundo moderno" será constituída por escolha própria a partir de certa idade.
O que quero dizer é que cada vez menos a "juventude" (pareço minha avó falando) está entrelaçada com sua família de sangue.
Cada vez mais as pessoas escolhem amigos como família, pois com eles dividem seus problemas, aflições, e alegrias.
A família está cada vez menos participatíva em todas as questões diárias.
Eu mesma, por exemplo, considero muitos amigos como irmãos, ou primos, porém não tenho vínculo com meus primos de sangue.
Já aprendi tanto com essas pessoas que as considero da minha família, seja qual for o parentesco.
A família se desfaz para criar uma nova "formação familiar".
Não que isso seja ruim. Eu mesma acho bem JUSTO você poder escolher quem lhe quer perto, quem quer como família.


Como será daqui à alguns anos?

Será que o conceito de família será reformulado?



É isso gente.

* Comentem suas opiniões!

A música de hoje é para um irmão que foi cedo demais deste cantor fabuloso do nosso Brasil Varonil!
ESCUTEM! Vale a pena!
Bgikas

Ps.: A foto é uma de um amanhecer da minha janela da cozinha. Eu sempre gosto dessas minhas fotos e nunca sei onde por! Pois aí está!

8 comentários:

Daniel Arthur disse...

Não sei se concordo com isso (só pra não perder o costume)
aiuhaiuahiuah

agora falando sério, eu acho que isso não é uma questão presente nos dias de hoje, creio que sempre foi assim, tem pessoas que se sentem a vontade em comentar coisas com os pais outras não.

Pode até ser uma coisa "evolutiva" mas não sei.

Viva Tim Maia
FELIZ DIA MUNDIAL DO ROCK!
bGikas

Letícia :) disse...

Ah, eu concordo!

me veja como exemplo,
meu irmão não parece meu irmão
de tanta sacanagem que ele faz comigo :O
e você eu posso considerar como irmã
porque eu sei que em você posso depositar minha confiança =)

uahauahuahauahua
ai, é isso que eu acho!

feliz dia do rock gi!
beijos (L)

Luiz Lepchak disse...

Interessantes essas discussões antropológicas. Acho que famílias nos moldes tradicionais estão diminuindo, mas creio que uma dissolução total do conceito de família de sangue seja impossível, pelo menos a curto prazo, porque várias instituições sociais - a começar pela própria Igreja Cristã - ainda são extremamente dependentes disso.

Gisele.Flor disse...

É eu estava querendo dizer a longo prazo mesmo! ;)

José Henrique disse...

Bem antes de qualquer resposta precipitada vamos analizar como a familia era vista antigamente:

Não importava se o convivio era bom ou ruim mas era importante preservar a familia acima de tudo pois era linhagem, questões de sobrevivência, arranjava-se casamentos para continuar com sangue puro.
A familia era uma entidade poderosa e ela gerava clas que cresciam e se tornavam podereosos. Não é por nada que temos muitas familias hoje poderosas por causa de anos de tradição.

Olhando para os dias de hoje vejo cada vez mais a familia sendo desgastada e o que considero uma pena. Acredito no poder da familia e na importância que ela tem.
Pois não importa se eu esteja brigado com ela se meu parente estiver brigando com um visinho ou com qualquer pessoa irei defende-lo pois ele é do mesmo sangue.

Familia é importante e tem um papel muito importante na vida de todos, vai de você considerar isso ou não.

Mas como dizem "Os Amigos são os irmãos que escolhemos" :D

Gisele.Flor disse...

Então, ZÉ!
Pensando por esse lado sim.
Mas sabe, eu conheço histórias do tipo que o pai é um porra loca e não chega nem perto de ser uma pessoa boa. Aí o filho dele não deve, na minha opinião, ficar do lado dele apenas pq ele é seu pai.
Este é o caso do meu irmão, que é "meio" irmão.
Sabe, nesses casos acho que é bem diferente!

Moro disse...

Eu digo que este assunto é muito complicado, pois pode ser muito relativo, nao existe uma regra fixa.
O ponto de vista do zé acho muito correto, e lógico, mas o que a Gika diz, que um pai pode ser um porra loka tbm.
Cada caso é um caso...
No geral, eu acho sim que o mundo atual está perdendo um pouco desse conceito de família/união, devido a "correria", existem muitos exemplos de pessoas que nao tem mais tempo pra nada fora da vida profissional, e isso nao existia a alguns anos atrás!

Mariana disse...

Seu post se encaixa com a família que eu quero pra mim, vou morar com os meus amigos e é isso aí hahaha
Beijo =**