terça-feira, 26 de outubro de 2010

A favor ou contra?

Eu quero dar aula no Colégio da Polícia Militar!
E tem mais, quero meu filho estude lá também!
Sempre tive uma outra concepção sobre o tecnicismo, principalmente como forma de educar.
Vou explicar desde o começo para que vocês entendam.
Com a faculdade estou tendo uma matéria em que vamos a várias escolas fazer análises das aulas de educação física. Em cada etapa do ensino vamos em uma escola particular e uma escola pública. (Educação infantil, educação fundamental - e ainda não vimos ensino médio).
Na primeira etapa do ensino fundamental as aulas eram boas em vários aspectos e com poucos pontos negativos, mesmo nas escolas públicas. Nas escolas particulares antes da 5ª série as aulas beiravam a perfeição. Com ótimos materiais, ótimos professores, ótimos conteúdos. Porém a partir da deste ano os problemas começam a aparecer.
A Educação Física passa a ter conotação de diversão, onde os professores apenas passam atividades onde os alunos escolhem se querem ou não fazer e não mostram grande comprometimento com a prática.
Por que isso acontece?
Depois dessa aula na escola particular fomos para o Colégio da Polícia Militar.
O que vimos foi exatamente isto, resumindo em pontos:
- Todos os alunos comprometidos com a prática
- Todos os alunos conseguiam realizar a prática proposta sem dificuldades
- Nenhum aluno mostrava insatisfação e além disto todos pareciam realmente empolgados com a prática e extremamente felizes.

Além desses pontos minha visão mudou com a seguinte questão: NÃO EXISTE IMPOSIÇÃO EM NENHUM MOMENTO!
As aulas eram extremamente comuns na questão de relação professor/alunos. Com comum quero dizer que não existiam formas rígidas de trabalho.
Acredito que isso acontece por alguns fatores influenciadores;
Os alunos passam por uma seleção, estilo concurso, para entrar na escola, já que a concorrência é muito grande. (60 alunos por vaga para 5ª série e 40 alunos por vaga para primeiro ano)
Passar neste "concurso" quer dizer que os alunos estudam, e bastante. (Com raras exceções de facilidade de aprendizado) e assim isto quer dizer que estes alunos já possuem uma certa disciplina em casa.
Desta maneira existe uma colaboração entre todos.
Claro, o dia-a-dia do colégio é bastante diferente dos outros, pois as regras exigem que os alunos se vistam iguais, etc etc... Pensei que isso poderia influenciar na personalidade, mas depois de ver que conheço mais de uma pessoa que estudou lá (na minha sala da faculdade mesmo) percebi que não tem nada a ver. A "filosofia" da escola preza que dentro da escola os alunos devem se portar assim pois é o local de se portal assim. Fora da escola é o local de fazer farra, se divertir, se vestir como quiser.
Um dos meus colegas que estudaram lá até fez faculdade de música, imagine só! E é do rock ainda! Hahahaha
Isso só serve para mostrar que ter esta postura na escola não faz dos alunos seres sem personalidade, sem seu próprio pensamento.
Agora acredito que tecnicismo funciona SIM, claro se aplicado de forma correta.
Espero que comentem pois é um assunto legal de se discutir, de nada vale um post crítico sem vocês darem sua opinião.
Depois se quiserem eu conto direitinho como foi a aula de Educação Física que eu vi! ;)

Ah, e uma coisa que não deixa de estar relacionada com o assunto;
Por que se não sabemos que 2 + 2 é iguall a 4 não passamos de ano e se não sabemos fazer um fundamento básico de esporte passamos? Por qual motivo não se pode avaliar um gesto técnico mesmo que minimamente?

É isso aí.
COMENTEM!
Fui!

7 comentários:

vdevitrola disse...

gika, super concordo também. e em relação a questão do uniforme, que é interessante, acho que isso é mesmo um modo de organização simples e eficaz ao invés de ser medida anuladora da personalidade. é importante que tanto o mais rico (e portanto, mais apto a comprar roupas mais chamativas, diferentes e divertidas) quanto o mais pobre (que compra no mesmo sacolão que outra metade da cidade) se sintam iguais no ambiente educativo. eu sei que no sagrado isso fez muita importância no meu aprendizado e eu até estranhei bastante a mudança quando entrei na faculdade... enfim, aprecio o tecnicismo no ensimo. aliás, a meritocracia tbm, mas sem nunca esquecer os menos capacitados... bjuuu

Anônimo disse...

super concordo com tudo que voce escreveu! a mae da minha amiga é professora de educação fisica de uma escola publica. ela da aula ate a 4 serie, e sabado eu durmi na casa dela e de manha eu e a mae dela falavamos sobre esse assunto! os profissores tinham que se empenhar mais nas aulas, fazer com que os alunos gostem do que estam fazendo. eu sou uma que estou no segundo ano e nunca faço as atividades de educação fisica e nunca tirei menos de 8! mas isso pq eu sei que vou tirar uma nota boa mesmo nao fazendo nada, pq se eu tirasse um 3 num bimestre, começaria a fazer as aulas. enfim, nao vou escrever um texto gigante aqui, mas gostei muito de tudo que disse e super concordo com tudo :)


e uma pergunta, vc faz faculdade do que e onde ?

Daniel Perez Arthur disse...

É já tivemos essa conversa, então não vou ficar escrevendo milhões de coisas aqui.
Não conheço a escola, mas por ser uma instituição militar e que segue as regras e costumes militares eu já tenho um pé atrás.
Que funciona é óbvio eu acredito, mas será que é realmente necessário?

beijos =)

Luiz Lepchak disse...

As escolas militares são famosas pela sua qualidade de ensino, segundo critérios tecnicistas. Entretanto se formos analisar a história do ensino técnico no Brasil, pode-se visualizá-lo como uma criação da ditadura militar preocupada em formar pessoas super-especializadas em determinada área e consequentemente com menor carga de formação humana (e, por que não, crítica?). O surgimento da educação técnica no Brasil ocorreu juntamente com a exclusão da Filosofia dos currículos escolares, herança que trazemos até hoje com 1 aula semanal de Filosofia no Ensino Médio contra 4 ou 5 de Química ou Matemática. Acho válida a existência da educação técnica, mas não a sua obrigatoriedade.

Gisele.Flor disse...

Bom, sobre o raquer... É um colégio militar mas não segue aquela antiga idéia do militarismo da época da ditadura. Quando eu comentei que não há imposição de nada achei que entenderiam. E até porque, estuda lá quem quer. Acredito que não seria certo se não existisse outra opção. Mas se tem e conhecendo as várias acredito para 5ª a 8ª a melhor.

Gisele.Flor disse...

Bom, sobre o raquer... É um colégio militar mas não segue aquela antiga idéia do militarismo da época da ditadura. Quando eu comentei que não há imposição de nada achei que entenderiam. E até porque, estuda lá quem quer. Acredito que não seria certo se não existisse outra opção. Mas se tem e conhecendo as várias acredito para 5ª a 8ª a melhor.

Gisele.Flor disse...

Anônimo: Faço faculdade de Educação Física na UP (universidade Positivo)